O pensamento é uma das capacidades mais interessantes que temos. Essa habilidade é a responsável por sermos quem somos hoje, por toda a nossa evolução e pela forma como nos socializamos. Porém, o pensar, apesar de sua complexidade, não teria sentido sem outra habilidade: a linguagem. 

Dito isto, tanto a fala quanto a escrita, que fazem parte da linguagem, são utilizadas como ferramentas do pensamento. E o ato de escrever, propriamente, tem um papel a mais nesse caso: ajudar a organizar as ideias. 

Por isso, com a intenção de mostrar como a escrita auxilia o nosso pensamento. Vamos divagar sobre a organização e o pensamento.

O que é pensar?

É um pouco complicado definir o que é exatamente o pensamento. Até porque, existem diversas definições originárias de várias ciências, como a filosofia, a psicologia e a neurociência. Porém, em um resumo bem prático, podemos dizer que o pensamento são processos mentais com o objetivo de dar significado as experiências tanto internas quanto externas. 

Nesse sentido, o pensamento, apesar de trabalhar junto com a linguagem, não depende dela. Saiba que antes de falar ou escrever, o pensamento já está ali. O que acontece é que por meio da linguagem é possível determinar símbolos para ele. Criar um significado para que os outros também possam entender, basicamente, tornar o pensamento real.

O cognitivismo e o pensamento

Nesse contexto, chegamos a um dos estudos sobre pensamento que analisa como nós o simbolizamos. O cognitivismo é uma escola de pensamento que procura investigar como o processamento de informações é representado na mente. 

Para esclarecer melhor, podemos olhar a definição de cognição dada pela Wikipédia

“É o conjunto de processos psicológicos usados no pensamento que realizam o reconhecimento, a organização e a compreensão das informações provenientes dos sentidos, para que posteriormente o julgamento através do raciocínio os disponibilize ao aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.”
 

Para os que defendem esse estudo, a forma como pensamos tem impactos direto sobre como vamos reagir a determinado estímulo, isto é, como nós comportamos. De acordo com eles, nós precisamos de um tempo para interpretar o que está acontecendo e, enfim, definir como vamos agir. 

A grande questão é que sem a organização das nossas percepções e, por fim, a compreensão, não é possível chegar a um consenso de como agir. E é aí que a escrita, ao meu modo de ver, entra.


Como a escrita afeta a organização do pensamento?

De maneira geral, a escrita, assim como a fala, são ferramentas que utilizamos para nos expressar e formar um significado. Nós pensamos, mas para que isso faça sentido, precisamos verbalizar esse fenômeno. No entanto, sem uma direção, esse "pensamento verbalizado" pode ser apenas um monte de palavras. A capacidade de definir uma ordem para isso é o que faz, o ato de parar e escrever, um grande divisor de águas. 

Há muitos benefícios de escrever os nossos pensamentos, principalmente, quando precisamos planejar alguma ação. Pensar sobre um assunto e colocar no papel quais foram as conclusões a respeito é uma forma de organizar o raciocínio. É aí que a escrita acaba sendo um grande auxiliar quando a intenção é organizar as ideias. 

É importante entender que nesse processo o indivíduo não necessita escrever seus pensamentos em ordem. A organização não provém de fazer listas e sim, registrar suas ideias para analisá-las com mais objetividade. Logo, pouco importa as ferramentas utilizadas para capturar ou a ordem. Blocos de papéis, cadernos ou, até mesmo, um mapa mental. Tudo serve para direcionar o pensamento. 

Práticas como brainstorm, em que pessoas se reúnem e expressam suas ideias para encontrar a solução de uma questão, já fazem isso. Por isso a escrita e, portanto a linguagem, tem um papel ainda mais relevante. Não apenas de proporcionar a expressão e o sentido, como também uma ferramenta para que nossas ideias fiquem organizadas. 

Espero que este texto sobre organização e processos do pensamento faça você refletir sobre o assunto. Já que estamos falando sobre como a escrita pode ajudar nesse processo... Que tal dar uma olhada em meu outro texto sobre ferramentas para quem gosta de escrever? Tenho certeza que você vai achar bem interessante.