A organização abrange diferentes aspectos da vida humana, isto é, o ato de ordenar as coisas se estende desde atividades ligadas a nossa vida prática, como organizar o quarto, o guarda-roupa, até as nossas atividades intelectuais.
Nesse contexto, nos deparamos com uma categoria de organização diretamente relacionada com a nossa capacidade de interpretar textos: a organização sintática. De modo que, mesmo que a pessoa tenha um vocabulário extenso e conheça vários assuntos, essa “habilidade” é fundamental para interpretação e também para a escrita.
O que é a organização sintática?
A capacidade de colocar cada palavra onde deve estar com a finalidade de oferecer sentido a frase é o que nós chamamos de organização sintática. Para muitos, ela até pode ser intuitiva, assim que nós aprendemos a falar, já a possuímos. Porém, ao longo do post, você perceberá que não é tão simples assim.
Muitas vezes, para escrever um texto com sentido é fundamental conhecer alguns princípios dessa ciência. É o que aprendemos nas aulas de português da escola em análise sintática. Logo, para formar uma simples frase corretamente é importante ter essa visão de organização das funções das palavras.
Aliás, para ilustrar como ela é crucial, inclusive para escrever um enunciado. Neste exemplo, você pode ver o quanto a falta dela dificulta o sentido de um texto.
A importância da organização na escrita para o texto oral
A essa altura, você já percebeu que a organização sintática é realmente um recurso importante para o texto. Entretanto, vale destacar que esse tipo de habilidade não só influencia a escrita, mas também, a linguagem oral.
Aliás, para ampliar mais essa discussão, é possível dizer que ela é um reflexo de um pensamento organizado. Com essa capacidade, uma pessoa consegue garantir a exposição de suas ideias de maneira clara.
Por isso, é bom reafirmar que, mesmo que o indivíduo possua um conhecimento léxico (sabe o vocabulário de sua língua) e semântico (o significado das palavras), ainda sim, sem a sintaxe, será incapaz de produzir um bom enunciado.
Os estudos sobre a organização sintática
A importância dessa capacidade despertou até estudos científicos com a intenção de determinar os seus efeitos. Destacarei dois muito interessantes: o primeiro é o artigo Syntactic awareness and reading acquisition, desenvolvido por Tunmer, Nesdale e Wright (1987).
Aqui, se descobriu que crianças que eram boas leitoras e, portanto, conseguiam entender a organização sintática e semântica de um enunciado. Elas eram capazes de compreender melhor tanto o que é escrito, como o contexto verbal de uma frase que possui palavras que ela não conhece.
Já em dois artigos, Implicit and explicit syntactic knowledge and reading in pre-adolescents; - Gaux,C.: Gombert, J (1999) e Phonological awareness as a predictor of recoding skills and syntactic awareness as a predictor of comprehensio skills, Demont e Gombert (1996). Notou-se que a capacidade de organização sintática é fundamental para o aprendizado da leitura. De modo que, à medida que a criança aprende a ler, essa habilidade se desenvolve em conjunto.
De acordo com o estudo, essa é uma “aptidão” que já está conosco antes da leitura. Provavelmente, quando aprendemos vocabulários e a identificar os significados e as funções das palavras. A percepção onde cada palavra deve estar em uma frase progride primeiro, para depois, surgir a capacidade de ler.
Acho que ficou claro como a organização é uma habilidade bastante ampla e que, inclusive, é fundamental para dar significado as nossas frases. Hoje, vimos que isso se chama organização sintática e que até há estudos sérios sobre o tema.
Gostou deste texto e quer continuar acompanhando os novos conteúdos do blog? Então, assine a newsletter!
0 Comments
Postar um comentário
Comente! Estou sempre à disposição, mas seja educado!