significado-de-aprender: homem-lendo

 

Apesar de ser uma atividade que está conosco há tanto tempo, talvez desde que o homem é homem, o assunto aprender passa longe de ser um dos nossos principais interesses. Sim, nós temos contato com ela desde criança e somos expostos a diferentes tipos de aprendizagem. Aprender a falar, a andar, a somar números, diferenciar e interpretar letras, etc.

No fim, tudo faz parte do mesmo processo, porém, mesmo estando conosco há anos, parece que só agora a ciência está conseguindo estudar o significado de o que é aprender e de que forma isso pode ser eficaz para realmente estudar melhor.

Eu vou falar sobre algumas dicas de aprendizado nos próximos textos, porém, neste aqui, quero explicar alguns conceitos sobre o que significa aprender. Vamos lá?

O que é aprender?

Existem dois significados para o que é aprender: um teórico e outro prático. Para o primeiro, aprender é um processo onde novas habilidades e conhecimento são adquiridos. A forma para conseguir essas competências são diversas, por estudo, experiência, observação, etc.

É bom explicar que isso não é a mesma coisa que memorizar. Quando se aprende, há uma compreensão e anexação do conteúdo de forma que ele se torna parte da pessoa. Não importa quanto tempo passe, ela sabe sobre aquilo e pode explicar com as próprias palavras, inclusive. Diferente de memorizar em que se decora algo, como um número de telefone.

Agora, na prática, podemos considerar aprender como uma função mental, inclusive, não restrita há apenas humanos, mas também aos animais. Com correntes cerebrais sendo criadas nesse processo. Você vai entender melhor, a seguir. Continue!

O que acontece em nosso cérebro?

Eu falei sobre as correntes cerebrais, mas é preciso ser mais precisa sobre o que ocorre em nosso cérebro. Primeiro, ele aumenta de tamanho já que, à medida que se aprende algo e as sinapses (conexão entre as células cerebrais) ficam mais fortes, há um crescimento da massa. Também, quando se aprende uma nova habilidade gradativamente, além de ficar mais fácil de realizá-la, regiões do cérebro se alteram.

Pelo menos, é o que diz o estudo da pesquisadora Karene Booker, da Universidade de Cornell, Nova York. Em sua pesquisa, ela descobriu que, quando alguém está estudando, algumas partes do cérebro responsáveis pelo controle de esforço e atenção diminuem as atividades. Outra descoberta é que há alguns benefícios importantes sobre aprender, como melhora da memória, da inteligência verbal e maior reflexão.

E o que mais dizem os cientistas sobre aprendizagem?

Como falei no começo deste texto, os estudos sobre aprendizagem são mais recentes, principalmente, porque há todo um movimento para entender o sistema cognitivo. Isso claro, trouxe resultados interessantes sobre a nossa forma de aprender. Por exemplo, aprender não tem a ver só com cérebro, uma má alimentação, ou mesmo, pouca ventilação podem prejudicar a atenção e a memória.

A neurociência cognitiva

É difícil falar de ciência e aprendizado sem citar a neurociência cognitiva, ela está aos poucos reduzindo mitos sobre o assunto e, principalmente, confirmando teorias que existem há mais de 100 anos. Os mestres da psicologia cognitiva como Lev Vygotsky, David Ausebel, Jean Piaget e Henri Wallon já apresentavam suas teorias, porém, sem exatamente evidências biológicas. As pesquisas recentes mostram que muitas dessas hipóteses da psicologia podem sim ser provados.

Por exemplo, nos anos 1990, os pesquisadores Larry Cahill e James McGaugh da Universidade da Califórnia, EUA, publicaram um estudo que provou que, quando temos que memorizar um assunto, aqueles que têm um valor emotivo possuem mais chances de serem lembrados. Para comprovar isso, eles pegaram dois grupos de imagens e mostraram para algumas pessoas. Um conjunto tinha um valor emocional para os indivíduos, enquanto o outro não. Os que mais lembravam das imagens, eram aqueles que foram expostos à série de reproduções emocionais.

Mudanças estruturais

Em relação ao tamanho do cérebro, já ficou comprovado que ele muda durante toda a nossa vida. Essas transformações podem ser tanto na anatomia, quanto em suas funções. Inclusive, um estudo feito na Universidade da Califórnia, pelo norte-americano Michael Merzenich, confirmou isso.

Na pesquisa, foram utilizados alguns macacos, e um de seus dedos das mãos foram amputados. Quando isso aconteceu, alguns neurônios responsáveis pelo controle do membro se atrofiaram. No entanto, curiosamente, essa região era substituída pelos neurônios do próximo dedo.

Já outras pesquisas de comportamento conseguiram provar que o nosso sistema nervoso só consegue processar aquilo em que está a sua atenção. Em 2006, o Instituto de Biociências da USP, publicou uma tese em que provava que, ao desviar a atenção, as funções de aprendizado e memorização eram prejudicadas. 

Conclusão 

A verdade é que essa é uma linha de pesquisa extensa e existem muitos outros estudos para entender o que acontece com o cérebro quando estamos aprendendo. Assim como, para compreender como podemos aprender melhor e mais rápido. A conclusão que podemos chegar sobre o significado de o que é aprender é que, além de ser uma das grandes habilidades humanas, é um tipo de atividade que provoca grandes modificações. Não só na nossa percepção a respeito do mundo, como também, em nosso cérebro. Podendo inclusive, modificar a sua estrutura.

Termino aqui, o nosso segundo texto deste mês. Caso você queira aprender algo novo, que tal dar uma olhada em meu texto sobre como começar a escrever!