Pôr as ideias no papel, mesmo que pequenas anotações, parece uma tarefa não muito complicada. Entretanto, para aquele que está pensando em como escrever bem um texto e, por assim dizer, mostrar suas ideias para o mundo, as chances de conseguir colocar o que realmente quer no papel nem sempre é uma tarefa fácil.

Não me leve a mal, também compartilho do mesmo problema quando o assunto é criar algum conteúdo. Não que seja difícil organizar as ideias e, assim, anotá-las, mas fazer isso em um texto é totalmente diferente. É necessário pensar em um ritmo para que as palavras façam sentido. Aliás, esse é o grande ponto quando se trata de um texto: fazer sentido. 

Por isso, baseado na minha dificuldade de me organizar, resolvi separar algumas dicas do que se pode fazer para escrever melhor. Entenda.
 

4 dicas para começar a escrever 

1. Estabeleça o objetivo

É… Eu sei, provavelmente você já leu uma série de textos com essa dica. Não vou mentir, ao longo desse artigo, você vai acompanhar muitas outras. Porém, não saia da página! Se não tiver nenhuma dica que possa te ajudar, você pode pedir o seu dinheiro de volta. Eu prometo.

Bem, objetivos são, em uma simples definição, uma forma de não perder o foco. Eles são os motivos para fazer algo. Quando transportamos isso para um texto, e supondo que você já definiu um assunto para o seu, é o momento de refletir qual é a sua intenção ao escrevê-lo. 

Por exemplo, imagine que você esteja produzindo um conteúdo sobre veículos rebaixados. Nesse caso, pode fazer as seguintes perguntas: o que produzir um texto sobre carros rebaixados trará ao leitor? É para que ele aprenda mais sobre o tema? É para fazer a propaganda de algum produto relacionado a esse tipo de veículo? 

Não interessa qual é o motivo, o importante é que ele esteja definido na sua cabeça. Assim você terá o norte do que pesquisar e que tipo de linguagem usar. 
 

 2. Saiba quem é o seu público

Aqui é um complemento do primeiro tópico, depois de estabelecer o seu objetivo com o texto, é hora de conhecer o seu público. A principal conduta agora é determinar quem você quer atrair, nesse momento, se atente as características básicas do seu leitor.

Por exemplo: são apenas homens? Há um limite de idade? São pessoas que possuem determinado trabalho? etc. Faça perguntas e procure respondê-las com o intuito de traçar um "perfil".

Mesmo que o seu texto não seja com um objetivo profissional, saber para quem você escreve pode te auxiliar na hora de definir temas e encontrar pautas. 
 

 3. Pesquise o tema

Agora chegamos em uma dica para realmente começar: apurar o assunto. O melhor é que, hoje em dia, você tem uma das mais completas ferramentas de busca do mundo: o Google. Então, não se intimide. Procure por artigos, vá em blogs específicos, pesquise por notícias relacionadas, pegue bastante material para consulta. 

Você nem vai precisar de muito tempo, com meia hora do seu dia já consegue o suficiente para realizar as leituras dos textos e separar aquilo que usará como referência. 
 

4. Faça uma pauta

OK. Eu entendo que colocar a pauta como última etapa pode parecer estranho, mas isso é por um bom motivo. Primeiro que, para mim, a pauta tem uma definição um pouco diferente. Geralmente, se você está produzindo um texto jornalístico, quando está desenvolvendo uma pauta, o assunto e as perguntas para o entrevistado são o que integram essa ferramenta
 
Como estamos falando de internet e será bem raro que você faça entrevistas, afinal, não está produzindo uma reportagem, você não precisa pensar em perguntas. Para mim, quando defino a pauta, além de colocar o assunto, eu procuro já determinar alguns pontos, como: os tópicos do texto, o que cada um deverá abordar, além de colocar as referências do que encontrei na pesquisa. Dessa maneira, eu tenho tudo em um arquivo só e posso atentar ao que realmente interessa: escrever.

Bem, acredito que com essas dicas, você estará pronto para escrever melhor não se esqueça de focar em definir um objetivo, ter uma ideia de quem lerá o seu texto e fazer uma pauta. Seguindo essas dicas, você já tem uma direção, então mãos à obra!