Com a chegada do computador pessoal e, consequentemente, programas de edição de textos como o Word, a experiência de escrever nunca mais foi a mesma. De fato, esse tipo de programa facilitou muito a vida dos amantes da escrita e, além de ter centenas de opções para personalizar o texto, ainda forneceu um espaço sem limite para a produção

Mas, para quem gosta de escrever ou trabalha com isso, é interessante saber que existem outras alternativas no mercado além do Word e que podem ajudar muito na elaboração dos seus textos.

Neste texto, eu vou apresentar alguns aplicativos e programas para quem escreve. Entenda!

Programas para quem gosta de escrever

1. Dropbox Paper

Um programa gratuito para a criação de arquivos em nuvem que pertence ao Dropbox. Essa poderia ser a descrição principal do Dropbox Paper, porém, ele tem alguns outros benefícios que fazem toda a diferença para o usuário. 

Primeiro, além de poder produzir documentos de texto, planilhas, notas, etc, também é possível criar e editar páginas de wiki, compartilhar arquivos com outras pessoas e permitir que as mesmas editem ou deem sugestões sobre o conteúdo. Além da versão para PC, é possível encontrar o aplicativo para IOS e Android. 

*É necessário ter uma conta o Dropbox para utilizá-lo.

2. JotterPad

Ideal para quem tem smartphone, o JotterPade é uma ótima opção para quem precisa de um editor de texto e usa Android. Suas vantagens se dividem em oferecer assistência em várias línguas e a possibilidade de salvar o trabalho em diferentes formatos, como PDF, TXT, HTML e DOCX. 

Além disso, o usuário pode sincronizar seus documentos no Dropbox, Google Drive e OneDrive. Com um design moderno, ele é encontrado na versão gratuita e as versões pagas: Creative, Pro e Cloud+.

3. Zoho Docs

O Zoho Docs é um serviço em nuvem com versões para IOS e Android, muito parecido com o Google Drive. A sua principal diferença é que é possível baixar uma versão para o PC. Entre os serviços oferecidos pelo Zoho Docs, estão o sistema de sincronização de arquivos tanto para a versão on-line quanto off-line.

Ele também cria não só documentos de textos, mas faz apresentações, gerar planilhas e até criar pastas.

4. LibreOffice

Para aqueles que procuram um substituto gratuito do pacote Office, o LibreOffice é uma das melhores opções. Trazendo um pacote de programas com editor de texto, criação de planilhas, banco de dados, entre outros, esse programa tem o necessário para o usuário produzir seus textos. 

Mesmo que seja de uma empresa diferente, o LibreOffice ainda traz a possibilidade de salvar os seus documentos em extensões compatíveis com os programas da Microsoft.

5. Scapple

Aqui, não estamos falando de um editor de texto. O Scapple é como se fosse um mapa mental para organizar as ideias. A intenção desse programa é que o escritor possa colocar todos os insights e reflexões que tiver a respeito do seu texto ou livro. 

É um programa bastante versátil sendo possível criar linhas do tempo, fazer associações entre personagens e até colocar imagens e documentos em um único lugar. O programa completo custa US$ 14,99 e a versão Trial pode ser utilizada durante 30 dias.

6. Cold Turkey Writer

Para aqueles que sofrem com distrações, o Cold Turkey Writer pode ser uma salvação. Apesar de ter um mecanismo um tanto radical, esse programa é bastante eficaz no que propõem: escrever. Ele funciona da seguinte forma: por um determinado tempo ou quantidade de palavras, o usuário é bloqueado e não pode acessar o seu computador enquanto não completar o seu objetivo.

Para se ter uma ideia, não é possível nem desligar o PC durante o período que estiver mexendo no programa, os textos são armazenados no formato do bloco de notas (txt). Caso ocorra algum acidente, o Cold Turkey Writer possui um recurso de salvamento automático em que o texto é salvo na pasta documentos.

O programa tem uma versão Pro que traz alguns recursos extras como trilhas sonoras, temas, etc.

7. FocusWriter

Disponível para Linux, MacOX e Windows, o Focus Writer é um programa com o mesmo objetivo do nosso exemplo anterior, porém, ao contrário do Cold Turkey Writer, é possível sair do programa. 

Por padrão, o FocusWriter abre em tela cheia, o que permite que o usuário não tenha distrações e só foque na sua escrita. Contudo, ao mover o cursor para as bordas, ele pode ter acesso as opções de edição, como salvar, formatar, etc. 

O programa ainda oferece alguns recursos interessantes como verificação ortográfica, escolha de temas, contagem de palavras, objetivos diários, entre outros. Além da função de focar apenas a linha do texto em que se está escrevendo, chamada de texto focado. O formato dos textos são odt, mas é possível salvá-los em rtf, docx e txt.

8.Trelby

Este software de código aberto é especialmente recomendado para você que escreve roteiros. Pode ser usado tanto por quem tem Windows ou Linux (ainda não há uma versão para Mac), e é um editor de scripts totalmente gratuito. Mas nem por isso, fica fora de bater de frente com softwares líderes do mercado como o Final Draft.

Ele possui uma plataforma on-line e o usuário consegue exportar seus roteiros para diversos formatos, como RTF e PDF, redigir os seus documentos sem se preocupar com marcas d’água ou limites na escrita.

9. Dramaqueen

Também um software gratuito voltado para a elaboração de roteiros, porém, diferente do Trelby é possível utilizá-lo no Mac. Entre suas funcionalidades estão: a possibilidade de estruturar sua história, liberdade para aplicar formatações e também o acesso a um painel de ideias. Nessa área, o usuário pode juntar e editar toda a sua pesquisa e consultá-la enquanto produz o seu roteiro. 

10. yWriter

Um editor de texto bastante completo para quem está desenvolvendo um romance. É possível dividir em cenas e capítulos, além de mudar a ordem do que você fez a qualquer momento, apenas arrastando. Ele oferece o registro das ações da sua história de acordo com cada personagem e é possível organizar o que escreveu em linhas de tempo.

Nesse ponto, ele se assemelha um pouco com o Scrivner, um software bastante completo para quem escreve, principalmente, romances, contudo diferente do Ywriter, ele é pago.

11. Evernote

Por último, vamos falar de um aplicativo que não é exatamente para escrita, mas pode ser usado como tal: o Evernote. Esse é um programa muito conhecido para a organização e anotações. E, justamente por a sua segunda função, ele funciona como um ótimo lugar para escrever oferecendo todos os recursos básicos de formatação — negrito, itálico, tamanho e cor do texto, fontes, entre outros.

A sua versão gratuita limita a criação de notas até 10MB mensais, mas já é possível desenvolver bastante texto com essa quantia disponível. Além disso, as notas não tem um limite de caracteres, permitindo a criação de conteúdos extensos e sua organização em cadernos e tags.

Conclusão

Existem uma infinidade de programas para quem gosta de escrever. Aqui, me limitei a escolher aqueles que, de uma forma geral, são versáteis e em sua maioria possuem versões gratuitas

Gostou deste texto? Quer continuar aprendendo? Então, dê uma olhada em nosso texto sobre escrita criativa! Clique aqui e acesse!