Não é preciso ir muito longe para perceber que profissões relacionadas a escrita, como redator e jornalista, são subestimadas no mercado. Os motivos são diversos, porém, a falta de valorização e entendimento do que a habilidade com as palavras realmente pode fazer, se destacam. Some a isso, ao fato de que o Brasil não é um país muito interessado em leitura, 44% da população não possui esse hábito e 30% nunca comprou um livro.
Nesse contexto, você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com UX Writer? Tudo e nada...
É uma realidade que a escrita como profissão é vista de maneira limitada. Você está fadado a escrever artigos, reportagens ou pequenos textos publicitários e pronto. Porém, acredite, há um vasto mundo quando falamos de produção de textos e, uma dessas alternativas, o UX Writer, junta o útil ao agradável: escrita, tecnologia e design.
Aqui, eu vou esclarecer o que é um UX Writer. Continue!
O que é UX Writer?
O UX Writer é um profissional responsável por desenvolver os diálogos que um produto terá com o seu cliente, isso, inclusive, é chamado de UX Writing. Ou seja, sabe aquelas perguntas que um aplicativo faz para saber qual é a próxima ação ou se você quer continuar o utilizando? Então, é isso.
Esses redatores são responsáveis por escolher ou adaptar as palavras que serão usadas quando uma pessoa interage com um app, software ou site. Parece um trabalho simples, mas até o diálogo ser formado da maneira que o cliente entenda é necessária muita pesquisa. O escritor precisa conhecer bem o público para quem se dirige, além de checar constantemente se aquilo atingiu o objetivo proposto.
Provavelmente você deve estar se perguntando: então, qual é a grande diferença do UX Writer para quem escreve um questionário? Bem, o UX Writer é um conteúdo com objetivo de conduzir alguém a uma ação, não é só responder perguntas. Nesse quesito, o texto deve ser estratégico para levar o usuário a tomar uma decisão, deve motivá-lo.
Uma das vantagens dessa categoria é que é possível criar uma conexão com o cliente, afinal, o diálogo não é feito por um robô, ele é humano. As palavras realmente são selecionadas para falar a língua do consumidor.
Como funciona a escrita UX Writer?
Primeiro, saiba que esses textos precisam se encaixar em layouts específicos, o escritor deve com uma frase ou até duas palavras ser capaz de se fazer entender no espaço delimitado. Ser sucinto e objetivo são características muito importantes para esses conteúdos. Às vezes, apenas uma palavra deve ser capaz de dizer tudo.
Outra característica é que ele precisa ser de fácil tradução para outras línguas. UX Writer tem que ser capaz de se moldar aos diferentes tipos de pessoas, mesmo que o assunto seja para um público específico. Isso significa que independente do nível de instrução do cliente, ele deve ser capaz de compreender o que está no conteúdo.
Para isso, o redator pode fazer alguns questionamentos como: quem são esses usuários? Qual é o linguajar que utilizam entre si? Como posso esclarecer suas dúvidas? Levando sempre em conta que ele está falando com o indivíduo e não com a coletividade.
Sendo assim, podemos dividir em três pilares o conteúdo UX Writer:
- ser relevante;
- saber para quem se fala;
- ser breve, porém útil (menos é mais).
Já que entendemos como funciona...
Vamos à prática
Contexto: supomos que o usuário esteja entrando em contato com um app de um restaurante para fazer um pedido. O UX Writing vai ajudá-lo a decidir quantos pratos ele quer.
Ação: na tela aparece a seguinte frase:
— Mesa para um ou dois? (observe aqui que o app utiliza um diálogo muito comum em restaurantes, geralmente, feito pelo garçom. Isso gera identificação para o usuário, como se ele estivesse mesmo em um restaurante)
O usuário é apresentado as opções: 1, 2 ou mais. Ele seleciona a sua opção e o aplicativo continua:
— Algo para beber?
O usuário responde.
O app continua o diálogo, ele quer saber a forma de pagamento.
— Cartão ou dinheiro?
O cliente seleciona e o app apresenta o valor. Fim da operação.
Isso, claro, é uma suposição, mas o propósito é mostrar o uso da linguagem aqui. Frases curtas, entretanto, que atendem ao objetivo proposto do restaurante.
A escrita para além das agências...
UX Writer é um dos exemplos de como a escrita pode ser utilizada para além da publicidade ou redações jornalísticas. É a entrada de escritores em processos tecnológicos que por tanto tempo não demonstravam interesse na criação de conteúdo textual.
Gostou de saber o que um UX Writer faz? Para continuar entendendo um pouco mais sobre escrita, que tal dar uma olhada no texto sobre qual é a diferença entre resumo e resenha!
0 Comments
Postar um comentário
Comente! Estou sempre à disposição, mas seja educado!