Bem, eu resolvi mudar um pouco as diretrizes deste blog. Começamos uma nova fase, como eu gosto de pensar. A partir de agora, todos os textos publicados serão relacionados a um tema escolhido mensalmente. Para o mês de março, o assunto é a escrita e a tecnologia.




Trabalhando juntos, mas nem tanto...

Eu sei, pode ser que a ideia da escrita e a tecnologia trabalhando juntas, seja uma coisa difícil de imaginar. Afinal, durante as últimas décadas, as profissões, voltadas para a escrita, passaram por uma grande desvalorização. Talvez um reflexo dos nossos tempos em que todo conteúdo deve ser interpretado rapidamente. Não há tempo para aprofundamentos.

Nesse contexto, eu resolvi que seria interessante mostrar como essas duas áreas diferentes e que, em muitos casos parece que não se completam, acabam se entrosando para gerar um bem maior. 

De fato, nós estamos em um processo de mudanças em todas profissões. Aquelas que sempre tiveram na escrita um alicerce estão passando por uma verdadeira restruturação. Hoje, há a possibilidade de um programa de computador escrever textos inteiros por causa da inteligência artificial. De bots realizarem reportagens, mostrando que a escrita não é mais uma habilidade apenas humana. 

Sendo assim, ao mesmo tempo que, para alguns, as funções dos homens sejam substituíveis. Por outro lado, nós temos uma valorização da produção de conteúdo e a escrita feita por pessoas na internet. Inclusive, redatores publicitários e jornalistas que enxergam uma maior abertura de mercado justamente na tecnologia.

Dito isto, esse mês eu produzirei 2 textos sobre a escrita e a tecnologia, mostrando alguns aspectos que envolvem essas duas áreas. 

Espero que vocês gostem. 

Até mais.