A vida escolar e acadêmica nos proporciona contato com diversos tipos de textos, entre eles, a resenha e o resumo são os que mais podem causar dúvidas na hora de sua elaboração. Principalmente, porque suas principais características são bastante similares. 

Logo, para esclarecer qual é a diferença resolvi explicar um pouco como cada um funciona. Entenda!

O que é uma resenha?

Em termos gerais, a resenha é um tipo de texto analítico, ou seja, é um conteúdo com levantamentos dos pontos principais de uma obra. No entanto, este “levantamento” contém a impressão do escritor sobre aquele trabalho. Sendo assim, não é incomum encontrar resenhas sobre filmes, livros, quadros e até outros artigos falando sobre as impressões que aquela obra causou no escritor. 

E o resumo?

Os primeiros resumos tiveram destaque a partir do século 19, quando as pessoas começaram a ter mais acesso a informações científicas. Nesse caso, os jornais e revistas da época não podiam apresentar o conteúdo inteiro e era disponibilizado o resumo. 

Aqui, os textos têm por objetivo apresentar as características mais importantes da obra. Para isso, são utilizadas as principais informações da produção para fundamentar a ideia básica. 

Qual é a diferença?

Vamos entender na prática? Vou fazer um resumo e uma resenha do filme “Procurando Nemo” lançado pela Disney em 2003 para mostrar quais são as diferenças. Vamos lá!

Resenha

"Lançado em 2003, os estúdios Disney e Pixar apresentam a história de Nemo. Um peixinho palhaço que, ao ser capturado por mergulhadores e levado para um aquário, precisa achar um jeito de escapar e voltar para o mar. Porém, do outro lado do oceano, seu pai junto com sua amiga Dory pretendem achar uma forma de resgatá-lo. 

Fica claro que, nessa animação, a parceria Disney e estúdio Pixar foi mais do que acertada. O espectador não perde a atenção em nenhum momento e realmente fica envolvido com tudo que acontece com o Nemo. Não é à toa que esse é um dos grandes clássicos da Disney." 

Resumo

"No primeiro dia de aula, Nemo é capturado por mergulhadores e acaba em um aquário de uma clínica odontológica. Enquanto o peixinho tenta arrumar uma forma de escapar, seu pai, do outro lado do oceano, procura uma maneira de resgatá-lo. Mas ele não está sozinho, uma cirurgião-patela chamada Dory aparece para ajudá-lo nessa jornada."

Notou que apesar dos dois textos contarem o que acontece na história, na resenha há uma opinião do autor? Perceba que é apresentado até uma suposição de que é um dos grandes clássicos da Disney.

Isso é totalmente diferente do resumo em que só são relatados os pontos principais da história, como quem são os personagens principais, qual é o enredo, etc. Ou seja, nenhuma característica de análise ou opinião da parte do autor. 

Conclusão

Suponho que, com o que foi dito aqui, as suas dúvidas sobre resumo e resenha foram esclarecidas. Não se esqueça que as principais diferenças entre ambos é que um se baseia na análise enquanto o outro tem o objetivo de apresentar os principais pontos da obra.

Continue acompanhando o blog para ver mais conteúdos como esse!