Por definição, a palavra organização representa o ato de colocar determinados objetos ou coisas, de tal forma, que eles se posicionem em ordem. É claro que esse é um conceito pouco abrangente e tem mais o objetivo de apenas encontrar um significado no que diz respeito a essa habilidade. Digo habilidade porque acredito que não se nasce exatamente organizado, torna-se (sic).
Acho que é inevitável que quando pensamos no ato de organizar sempre associamos a pessoas que mantêm as coisas em caixas etiquetadas e que, a qualquer grau de sujeira, estão prontas para pegar um pano e limpar. Pois bem, acho que precisamos ampliar essa discussão, inclusive, associando essa prática há outra: a escrita.
Caso você nunca pensou nisso, saiba que a escrita também tem a sua própria organização que, aliás, é fundamental para dar compreensão ao texto. Sendo assim, quando pensamos na parceria da escrita e organização em um momento inicial, vemos uma grande ferramenta para reproduzir situações e passar ideias.
A primeira como uma maneira de registrar o que está aí, a segunda como forma de pôr em ordem, a fim de dar um sentido àquilo. Para que futuramente os outros possam entender também ou, pelo menos, desenvolver a sua própria percepção de algum fato, teoria ou situação.
Organizar palavras e as ideias… Tudo isso está relacionado e, muitas vezes, para ordenar os nossos pensamentos, um dos principais conselhos é o de pegar um papel e anotar tudo o que está na mente, a fim de analisar o que estamos pensando. Para observar o quê daquilo pode ser útil.
Acho que deu para adivinhar que o assunto desse mês tem a ver com a organização. Mais do que isso, eu quero discutir um pouco sobre essa habilidade na escrita e também, conversar sobre como as duas juntas podem ser úteis para que possamos alinhar as nossas ideias e enfim chegar a resultados.
Acredito que será um bom mês para discutirmos esse assunto que tanto se fala e que tantas pessoas buscam.
Até
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