rotina diária - ampulheta

O desejo de concretizar nossos objetivos no dia-a-dia, em algum momento passará pela ideia de rotina diária. Não se surpreenda de encontrar a palavra rotina em uma série de artigos com dicas de como ser mais produtivo, de como implementar um novo hábito, etc.

A verdade é que não é errado pensar nela como uma boia de salvação para a nossa própria desorganização. Porém, o que define a rotina? O que significa, a longo prazo, ter um padrão para realizar as nossas atividades? Será que realmente a nossa vida pode ser melhor porque fazemos o mesmo sempre?

A importância da rotina para o nosso bem-estar

Apesar dos estudos sobre o assunto não serem extremamente divulgados, há algumas pesquisas interessantes sobre o poder da rotina em nossa vida. Contudo, inicialmente, essas análises estavam ligadas a outro tipo de observação. Uma busca científica que tentava descobrir o que traz satisfação na nossa existência A conclusão foi que é importante que a nossa vida tenha três condições para trazer bem-estar: significado, propósito e coerência.

Os dois primeiros foram bastante estudados ao longo dos anos, porém, quando se tratava de coerência, até 2013, não existia uma pesquisa que pudesse provar na prática a sua importância. O ponto de partida para os estudos vieram da Universidade de Missouri, por três psicólogos, Samantha Heintzelman, Jason Trent e Laura King. O trio encabeçou uma pesquisa publicada na Psychological Science sobre a importância do desenvolvimento de um padrão para o bem-estar.

O que dá significado a nossa vida

Intitulado de “Encounters With Objective Coherence and the Experience of Meaning in Life”, o artigo explicava os resultados de dois experimentos realizados pelos psicólogos. O primeiro, consistiu em pegar 77 pessoas e fazê-las examinarem 16 fotografias de árvores.

As fotos seguiam dois tipos de ordens: aleatórias e conforme as estações do ano. O grupo de indivíduos que viram as fotos na primeira ordem, depois de perguntados o que achavam da vida, disseram que ela não é importante. Enquanto o segundo, relatou que a mesma possui significado.

Já o outro experimento, pegou 229 pessoas e as fez verem tríades de palavras por alguns segundos, algumas tinham uma conexão significativa, outras não. Os voluntários que viram o conjunto de palavras coerentes, também disseram que a vida tem mais valor, já os que olharam as palavras aleatórias, não.

Logo, a conclusão tirada pelos psicólogos foi que a coerência pode ajudar a dar um significado às nossas percepções sobre a vida. Para eles, o que mais se aproxima em nossas vidas de atitudes coerentes é a rotina.

rotina - relógio em uma mesa


O hábito nosso de cada dia

Ao se aprofundar sobre o conceito de rotina, não é incomum que exista uma ideia de que ela é a mesma coisa que hábito. Apesar de estarem associados, afinal, a rotina pode ser definida, em um primeiro momento, como a junção de vários hábitos, existe uma diferença entre ambos.

Por exemplo, o hábito pode ser definido como um comportamento automático que fazemos para obter uma recompensa. Enquanto rotina é o conjunto de tarefas em uma ordem que, em muitos casos, não é automática.

Acho que a grande questão aqui está no fato de que, ao contrário do hábito que geralmente traz um bem-estar quando completado, a rotina não traz um benefício imediato. O seu efeito é mais a longo prazo, como o ato de escovar os dentes três vezes ao dia. O importante é compreender que, se você não escovar os dentes de manhã, após o almoço e antes dormir, provavelmente terá problemas em seus dentes.

Rotina é sequência

Esqueça toda aquela associação de que rotina é sempre no mesmo horário todos os dias, a sequência das atividades é o mais importante. Essa ideia não é nada nova, inclusive, a Thais Godinho do blog Vida Organizada escreveu um texto sobre o assunto e foi um divisor de águas para mim.

No artigo, ela diz que rotina não é uma coisa pré-estabelecida, não é para ser algo rígido e sim flexível. Sendo assim, muito mais importante a sucessão das atividades do que "de manhã eu tenho que meditar, antes de qualquer coisa". Logo, não precisa ter um horário estabelecido para fazer uma série de tarefas, essa é a questão. Se você estipulou uma rotina de atividades quando acordar, não importa se você levantou às 12h, faça.

Com essa ideia, o significado de rotina se torna outro. Não é algo associado com o ambiente externo, é muito mais sobre os acordos que fazemos conosco. Principalmente, quando ela está vinculada com um objetivo maior, como ter um novo hábito.

Acredito que deu para entender alguns aspectos sobre a rotina diária, primeiro, a sua importância para a nossa satisfação e depois, compreender que ela não é horário e sim, a sequência de atividades que nos propomos a fazer. Portanto, é muito mais importante a constância do que o momento.

Se você quiser continuar aprendendo mais sobre aspectos do nosso comportamento. Dê uma olhada no meu texto sobre motivação!