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A ideia de pegar um papel e escrever cada uma das suas tarefas e ir riscando parece satisfatória, não é? Afinal, a sensação de ter algo feito, qualquer coisa, até conseguir arrumar o guarda-roupa, é inegavelmente muito boa.

Porém, alguma coisa acontece, às vezes, você escreveu a tarefa, colocou um lembrete em tudo o que é lugar e, mesmo assim, mesmo com 4 horas livres para fazer o que quiser, você não fez nada. Óbvio que o sentimento de frustração aparece e junto o acúmulo de dezenas de outros afazeres que você se planejou e não fez.

Mas seus problemas acabaram, quero dizer, em parte. Neste texto, vou apresentar algumas dicas de como se planejar de forma eficiente. Vamos lá?

Por que se planejar?

Parece óbvio que qualquer oportunidade de planejar alguma coisa é uma forma de ter mais segurança. De fato, isso é verdade, entretanto, o planejamento vai um pouco além, porque você quer atingir resultados e também quer que as coisas funcionem. Planejar é uma forma de garantir que isso aconteça.

É menos estressante na hora de executar se você já sabe o que fazer, aliás, devo confessar que desde que comecei a definir a próxima ação com mais regularidade (alô GTD), eu passei a realmente fazer as coisas. Inclusive, a ter mais facilidade para lidar com os prazos e, também, ter realmente um tempo livre.

Então, como começar? 

Dicas para se planejar

Não existe exatamente uma única regra para tornar o ato de planejar algo efetivo em sua vida. Há vários métodos que ajudam não só a ter um planejamento, mas também a se organizar, como o GTD, Bullet Journal, Kanban, etc. Sendo assim, separei algumas regras que são mais universais e que podem te ajudar em um primeiro momento. Elas são:
    • análise e organização:o primeiro passo será uma avaliação do seu objetivo. Você não vai só saber o que quer, vai analisar o prazo e o que precisará para torná-lo real, quais são as tarefas básicas e a ordem delas;
    • formulação da estratégia: quando já possui um escopo do seu planejamento, é hora de definir as estratégias. Nesse caso, você até pode ter uma ideia mais ou menos do que fazer, mas aqui, deverá determinar qual é a melhor forma. Por exemplo, você quer escrever um artigo de 1000 palavras. Há duas opções - pode escolher um dia e escrever tudo de uma vez, ou, pode todo o dia fazer 200 palavras. Ou seja, quebrar uma grande tarefa em pequenas partes para concluí-la;
    • execução: formulada a estratégia, é hora de decidir quando fazer e começar;
    • avaliação: esse é um passo importante para tornar as ações cada vez mais eficientes. Mesmo que tudo já esteja definido, conforme os processos são concluídos, é sempre bom analisar como foi a obtenção dos resultados. Foi complicado conseguir executar alguma tarefa? Houve alguma demora? O resultado saiu como esperado? etc.
    Bem, esse post define o final do nosso tema do mês: planejamento. Ao longo dessas semanas, você viu algumas considerações sobre planejamento e como ele é importante não só para atingir objetivos, mas para sermos mais felizes. Mas não podemos esquecer que pode diminuir a nossa flexibilidade para conseguir melhores resultados, por isso, é importante variar a rotina em alguns períodos.

    Encerro aqui as minhas considerações sobre se planejar. Até o próximo tema.

    Se você perdeu algum post, segue a lista:

    Será que você sabe o que é planejamento?

    Como o planejamento pode ajudar no seu bem-estar?