Todo o final do ano, uma onda de esperança invade as pessoas e, de repente, parece que o começo de um novo ciclo é também uma ótima oportunidade para começar a planejar e quem sabe concretizar aqueles sonhos que foram deixados no fundo da gaveta.
De certo, esse impulso é sempre positivo, na medida em que nos inspira a atingir os nossos objetivos com mais motivação. Porém, a realidade é que, muitas vezes, não é isso que acontece.
Vamos lá, estamos no fim do meio do ano e talvez de dez metas propostas, duas foram feitas. E isso foi mais porque uma delas, era fazer a declaração do imposto de renda com antecedência (na verdade, você fez faltando dois dias) e a outra era começar a lavar o cabelo, pelo menos, uma vez por semana.
Então, chegamos no fim do ano e junto ao sentimento de frustração camuflado pela quantidade de champanhe e vinho das festas, também veio de novo a vontade de se planejar. Isso criou o círculo vicioso que rege a sua vida (OK. Confesso, eu estou falando de mim).
A grande questão é que, apesar de parecer um processo comum, planejar-se pode não estar claro para você e talvez, ao não saber o que é realmente um planejamento, o que fazer também não esteja explícito.
Então, para ajudar, neste texto, eu quero discutir sobre planejamento e o que ele realmente significa. Vamos lá?
O que é planejamento?
A palavra planejamento vem do conceito de gerenciar, o que basicamente significa que, quando você planeja, está gerenciando uma série de ações para atingir um resultado. Mais do que isso, está estabelecendo prioridades e também definindo quais serão as quantidades de recursos e energia para conquistá-lo.Sendo assim, o planejamento não consiste apenas em uma ação, ele é um conjunto de atividades, inclusive, que não terminam quando “o que fazer” é determinado. Uma das partes do planejamento consiste também em analisar e ajustar as ações até que elas sejam satisfatórias. Justamente por sua base ser "definir as ações", dizemos que ele é responsável por racionalizá-las.
Como funciona?
Sei que parece estranho pensar nisso, afinal, não tem segredo: é só pegar uma folha de papel e escrever o que tem que fazer e pronto. Sim, de certa forma isso é verdade, contudo, existem algumas confusões sobre o planejamento na prática, inclusive, confundindo com outras ações nem tão semelhantes.Para se planejar é preciso juntar disciplina + a capacidade analítica. Concordamos que nesse processo haverá a necessidade de tomar decisões. Escolher o que fazer e em que momento e, principalmente, quem, não é uma coisa tão simples. Sendo preciso deixar bem claro o que não é um planejamento.
Planejar não é organizar
Outra questão sobre planejamento é a facilidade com que confundimos isso com uma simples organização. Entenda que se planejar está diretamente ligado a executar uma ação, enquanto, organizar é uma ação. Isso quer dizer que podemos utilizar o planejamento para fazer organização, por exemplo.Sendo mais específica sobre o que significa se organizar, eu diria que é definir e guardar as coisas em seus devidos lugares.
O planejamento em outras espécies
Pode ser que você nunca tenha pensado sobre isso, é bem provável que não. Mas uma das características que fazem a gente se separar dos animais é a nossa percepção sobre o tempo, principalmente, sobre o futuro ao ponto de sermos capazes de planejá-lo. Entretanto, pesquisas recentes mostram que esse entendimento está um pouco equivocado: parece que o planejamento não é só uma qualidade nossa.A Universidade de Toronto concluiu em um estudo publicado na revista Nature, feito pela professora de psicologia e zoologia Sara Shuttleworth, que pássaros da espécie Aphelocoma Californica conseguiam se antecipar pela falta de comida. Os cientistas procuraram alimentar essas aves de forma alternada e eles estocavam um terço da comida em outro local para suprir os dias em que não recebiam refeições.
Em outra pesquisa, também concluíram que outras espécies de animais possuem uma capacidade de planejar, mesmo que limitada. As abelhas, para buscar néctar, costumam não só medir as distâncias entre as flores, como, quais serão as rotas mais eficientes para pegar o máximo.
O planejamento para humanos
Mas antes de acharmos que a nossa forma de planejamento não tem as suas particularidades. É importante destacar que, apesar dos animais conseguirem planejar ações para atingir resultados mais eficientes, essa capacidade é bastante limitada.Além disso, existe uma resposta física para isso: de acordo com os pesquisadores da Universidade de Oxford na Inglaterra, a região do córtex frontal do nosso cérebro tem uma função diferente dos animais, principalmente, os primatas. É uma área exclusiva para o planejamento, decisão e execução de tarefas. Nós temos doze áreas nesse local que funcionam de diferentes formas, enquanto os macacos possuem onze.
Para o primeiro texto da minha volta, falamos sobre o planejamento e sua definição. Mais do que o ato de anotar o que se deve fazer em um papel, se planejar é uma análise e uma decisão de qual é a melhor forma de fazer, quando e quem. Uma atividade complexa e que precisa ser entendida para ser bem executada.
Gostou do texto? Então, eu tenho uma dica: você sabe o que é motivação e como ela funciona? Clique aqui e acesse o meu texto sobre o assunto e continue aprendendo!
0 Comments
Postar um comentário
Comente! Estou sempre à disposição, mas seja educado!